ARTIGO APROVADO NO 65° CONGRESSO IBRACON 2024
Investigação de Anomalias no Solo em Galpão Comercial Utilizando Georadar de Baixa Frequência: Um Estudo de Caso
A utilização de georadares de baixa frequência para determinação de camadas entre solos distintos ou determinação do nível do lençol freático é uma metodologia largamente empregada pela geotecnia em áreas de mineração. O presente estudo de caso apresenta a análise de regiões anômalas a partir de leituras realizadas com georadar de baixa frequência na laje de piso de um galpão comercial, onde houve um recalque diferencial. O objetivo das leituras foi fornecer o epicentro das anomalias possibilitando uma intervenção específica e pontual onde necessário.
A técnica de mapeamento/investigação de solos por georadar é uma metodologia geofísica não destrutiva, que utiliza da emissão e recepção de ondas eletromagnéticas no solo para identificação de anomalias, elementos enterrados ou diferenças entre camadas de solo.
A utilização de georadar para detecção de anomalias no solo é uma técnica bastante utilizada em campos de análise. Alguns exemplos interessantes são estudos de arqueologia para identificação de antigos cemitérios, artefatos ou estruturas enterradas, ou ainda, da geotecnia para identificação de diferentes camadas de maciços ao longo do perfil do solo. Também na indústria e mineração, para levantamentos estruturais de elementos enterrados e, por fim, na identificação da posição de tubulações e galerias enterradas.
No setor da construção civil, a técnica de mapeamento de solo por georadar ainda é pouco explorada, uma vez que na maior parte dos casos se opta por métodos destrutivos, em detrimento aos estudos diagnósticos prévios. Entretanto, em casos em que se tem a estrutura já concebida e em utilização, torna-se oneroso o isolamento da área para procedimentos de investigação do solo de modo destrutivo, principalmente em casos de vazamentos ou de recalques, o que mostra maior viabilidade de utilização de métodos de análise não destrutivos.
Uma das formas de se realizar análises de solos de maneira não destrutiva é por meio do Georadar, equipamento que realiza a análise dinâmica do solo desejado. A análise qualitativa do solo a partir das leituras de Georadar permite a demarcação de áreas anômalas e/ou elementos não identificados em projeto, o que possibilita a delimitação de regiões mais especificas de investigação, dada à sua característica crítica diferente da configuração original e comum. Esse estudo otimiza o tempo gasto e os recursos e, assim, os esforços para solucionar o problema.
Diante do apresentado, foi utilizada a técnica de investigação de solo a partir de Georadar de baixa frequência, para se mapear áreas anômalas em um galpão comercial com recalque diferencial. Esse procedimento tem como objetivo auxiliar a equipe de engenharia estrutural a identificar as possíveis causas para essa anomalia.
Autores como Oliveira (2009) e Dias e Filho (2017) utilizaram da tecnologia de georadar para detecção de vazamentos e investigação acerca da presença de tubulações enterradas, respectivamente. A análise apresentada será de cunho qualitativo dada a avaliação comparativa entre as leituras de georadar obtidas. Nesse sentido, não será analisado o perfil do radargrama nem as intensidades das reflexões obtidas nas leituras.